Resenha Crítica sobre o documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”





Resenha Crítica sobre o documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”


Nós que aqui estamos por vós esperamos é um documentário brasileiro de 1998, dirigido por Marcelo Masagão, que relata o século XX em uma linha do tempo marcada por revoluções, guerras e tecnologia. Mostra principalmente a dificuldade do ser humano em suprir suas necessidades ao longo da vida. O documentário se inicia em um cemitério, do qual foi retirado o titulo “Nós que aqui estamos por vós esperamos”, deixando a entender que é um filme sobre o passado, ainda que muitas vezes nos remeta ao presente e deixa claro o acontecimento universal, fazendo uma ponte de Paris ao Brasil e intercalando a ordem dos fatos. É um documentário feito por meio de frases e imagens que prende a atenção do telespectador a cada trilha sonora.

A mensagem é mostrar que a morte iguala a todos independente de seus feitos na vida. Marcelo Masagão compara cada ser humano mostrando desde um grande chefe de estado, como o próprio documentário diz, o paranóico Adolf Hitler, a pessoas comuns como o soldado Kato Matsuda, morto em 1945 representando com dignidade essa visão do absurdo da batalha. Assim, busca uma conscientização de telespectador da importância de cada individuo para a historia. Todos se completam e são totalmente dependentes entre si.
A revolução é algo marcante no documentário, pessoas que corriam risco de morte em busca de justiça e igualdade. Em muitas dessas cenas mostra um professor de literatura na frente de um tanque de guerra tentando evitar uma grande tragédia.
O “Girl Power” é muito bem retratado por mulheres em passeata, queimando sutiãs, entrando no mercado de trabalho sob o lema feminista “We can do it!”. Os maiôs encurtam, as mini-saias ganham adeptas, mulheres fumam, bebem, dançam, livram-se das armas do lar. Mas o documentário não deixa de mostrar o lado do sonho e da esperança do homem querendo superar todos os seus desejos, como o alfaiate francês M. Reisfeldt imitando um pássaro e lançando-se da Torre Eiffel, ou os operários que passaram a vida trabalhando em indústrias automobilísticas, mas que jamais tiveram condições de possuir um automóvel.

A tela não deixa de ser bombardeada por informações tão conhecidas e tão chocantes, gravado no corpo as conseqüências da guerra para aqueles que retornam ao seu lar.
“Nós que aqui estamos, por vós esperamos” é mais que um filme de memórias do século XX, o documentário transmite que acima de guerras e revoluções o ser humano possui sentimentos e vontades. O século que é um epitáfio, um ultimo adeus ao século mais importante e turbulento da história.

2 comentários:

Esse documentario é otimo!!!

 

Baixar o Documentário - Nós que Aqui Estamos, Por Vós Esperamos - http://mcaf.ee/548r6

 

Postar um comentário