"A importância da comunicação"





"A importância da comunicação"

É de extrema importância a troca de informações, seja ela verbal ou não-verbal, na vida do ser humano. A necessidade de manter a comunicação é inevitável. Com base no filme "O Terminal" (filme americano de 2004 dirigido por Steven Spilberg) podemos citar um exemplo do valor que essa troca de informações propicia, o personagem Vicktor Navroski assim que chega ao aeroporto dos Estados Unidos e tem sua entrada negada e se depara com situações difícieis,a falta do dominio da língua é a principal delas.

Código é o idioma em que usamos para nossa comunicação, entre pessoas da mesma comunidade, então, é possivel essa troca de informações quando o idioma não é aquele que dominamos? Para que a mensagem seja entendida é preciso que haja compreensão no que é transmitido, neste caso, o idioma , quando há uma mensagem verbal. Em uma das cenas do filme, o chefe de segurança, Frank Dixon chama Viktor até a sua sala e utilizando a linguagem verbal, explica o que acontece com seu país de origem, Viktor de imediato não entende, já que não domina o código. Assim a mensagem foi transmitida, mas não compreendida. Mas é possivel manter comunicação sem o conhecimento do código, usando diferentes canais, sejam sonoros ou visuais.

A linguagem visual é expressa por meio de imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo aquilo que pode ser visto. Já o canal sonoro consiste no meio de sons, tudo que se é ouvido. A humanidade desde os primordios, quando ainda incapaz de se comunicar entre seus semelhantes, já observava e analisava a sonoridade de toda natureza aos eu redor. Exemplo disso é em uma das cenas quando Viktor escuta o hino de Krakozhia seu país de origem, chama a sua atenção e ele procura saber de onde vem o som, assim compreendendo o que Frank tentou comunicar-lhe, então ele entendeu a mensagem por meio visual e sonoro, quando ouve o hino e vê as imagens de Krakozhia em guerra na tevê. A mensagem pode ser transmitida por meio de imagens/placas universais, quando Viktor vai ao banheiro ele usa essa linguagem para se situar onde fica o banheiro masculino, que tem o simbolo do boneco em forma masculina ou até mesmo quando o chão do terminal está molhado e são usadas plcas pra informar a aqueles que transitam por ali.

Chegamos a conclusão que na comunicação, a linguagem, o código e o canal, são essênciais para troca de mensagems. O filme deixou bem claro, quando Viktor consegue finalmente sair do aeroporto já com o idioma local bem desenvolvido, e assim que ele conseguiu "dominar" o código, passou a entender o que acontecia a sua volta e conseguiu enfim desvendar seus obstáculos.

0 comentários:

Postar um comentário